terça-feira, 8 de março de 2011

ALERGIA AO LEITE

"A alergia às proteínas envolve princípios diferentes da intolerância à lactose. Não existe alergia à lactose, pois, sendo um açúcar, a lactose não apresenta alergenicidade. Diversas proteínas podem causar alergia, incluindo as do leite, do ovo, do trigo e do amendoim, dentre outras.
A alergia é causada em crianças por proteínas que não existem normalmente no leite humano e que são introduzidas na nova alimentação do bebê. O uso exclusivo do leite humano até aos seis meses de vida reduz significantemente a incidência cumulativa de alergia ao leite de vaca, durante os primeiros 18 meses de vida.

Os sintomas da alergia ao leite podem ser classificados em seis tipos:

. Sistema Gastrointestinal: cólica, vômito, diarréia, sangue nas fezes, constipação, gases, colite e náusea.
. Sistema Respiratório: nariz escorrendo, espirros, tosse, asma, congestão, bronquite, coceira no nariz, sintomas de gripe, respiração pela boca e respiração difícil.
. Olhos: olhos lacrimejantes, vermelhos, círculos escuros, coceira e conjuntivite.
. Sistema Nervoso Central: irritabilidade, perda de sono, tontura prolongada e cansaço.
. Pele: eczema, dermatite, urticária, vermelhidão, vermelhidão no reto, coceira, inchaço dos lábios, boca, língua e garganta.
. Outros sintomas: infecção no ouvido, perda de peso, suar em excesso, baixo rendimento escolar, dificuldade de convivência, depressão e choque anafilático.

Os sintomas da alergia podem surgir imediatamente ou até várias horas ou dias após a ingestão do alimento.

O leite, ovo, crustáceos, peixes, nozes, trigo, frutas cítricas e amendoim são os alimentos que causam a maioria dos problemas de alergia.

A alergia ao leite pode começar em qualquer idade, mas é mais comum em crianças com problemas de alergia na família."

Adaptado de: http://www.sitemedico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário