AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

COMO FAZER AVALIAÇÃO



O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar de forma genérica o grau de obesidade.
O IMC é calculado dividindo o peso em (kg) pela altura ao quadrado em (m²). Com o índice de Massa Corporal calculado é possível saber sua faixa de peso saudável e em qual categoria você se encontra.
Lembrando que esse meio de avaliação não é indicado para atletas, fisiculturistas, pessoas musculosas, porém não fisiculturistas, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças e idosos em cuidados especiais.

Fórmula do I.M.C = peso/altura²
I.M.C - Quanto à classificação do peso (Organização mundial de saúde)



A antropometria auxilia no diagnóstico nutricional, proporcionando dados para a classificação das pessoas segundo os parâmetros de estado nutricional. Inúmeros instrumentos antropométricos podem ser utilizados, dependendo da finalidade do estudo e da população/pessoa. Estudos mostram que a utilização de mais de uma metodologia resultam em dados mais fidedignos.

Valores das medidas de tamanho corporal e espessura do tecido adiposo juntamente com os índices calculados, permitem avaliar o estado nutricional de uma pessoa. Tal avaliação revela informações valiosas para a predição e a estimação de inúmeros componentes corporais de pessoas sedentárias ou atletas no crescimento, desenvolvimento e envelhecimento.


Dobra Cutânea Biciptal
nÉ medida no sentido do eixo longitudinal do braço, na sua face anterior, no ponto de maior circunferência aparente do ventre muscular do bíceps.
Dobra Cutânea Axilar Média
nlocalizada no ponto de intersecção entre a linha axilar média e uma linha imaginária transversal na altura do apêndice xifóide do esterno.
nA medida é realizada obliquamente ao eixo longitudinal, com o braço do avaliado deslocado para trás, a fim de facilitar a obtenção da medida
Dobra Cutânea Supra-ilíaca
nÉ obtida obliquamente em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre o último arco costal e a crista ilíaca, sobre a linha axilar medial.
nÉ necessário que o avaliado afaste o braço para trás para permitir a execução da medida.
Dobra Cutânea Torácica
nÉ uma medida oblíqua em relação ao eixo longitudinal, na metade da distância entre a linha axilar anterior e o mamilo, para homens, e a um terço da linha axilar anterior, para mulheres
Dobra cutânea abdominal
nÉ media aproximadamente a dois centímetros à direita da cicatriz umbilical, paralelamente ao eixo longitudinal.
Dobra Cutânea da Coxa
nÉ medida paralelamente ao eixo longitudinal, sobre o músculo reto femural a um terço da distância do ligamento inguinal e a borda superior da patela, segundo proposta por Guedes (1985) e na metade desta distância segundo Pollock & Wilmore (1993).


Circunferências
As circunferências predizem gordura corporal e analisam os padrões de distribuição dessa gordura. As circunferências que podem ser mensuradas são: pescoço, tórax, cintura, abdômen, quadril, coxa, panturrilha, braço, antebraço e punho.  A relação das circunferências da cintura e do quadril (C/Q) pode ser usada para identificação do risco de doença cardiovascular (REZENDE, 2007).
           
Bioimpedância
Um outro método de avaliação da composição corporal é a bioimpedância, que baseia-se na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade (800 microA - 50 kHz), que percorre o corpo, medindo a resistência que é oferecida pelos vários tecidos do organismo, quantidade de água corporal total, percentual de gordura e massa magra corporal.  
A corrente elétrica é facilitada através do tecido corporal hidratado e isento de gordura (sendo, portanto, um bom condutor de corrente) e da água extracelular composta de maior quantidade de eletrólitos. Com isso, a resistência elétrica (impedância) é diminuída. Deste modo, à relação entre gordura e resistência é inversamente proporcional, uma vez que a gordura não é uma boa condutora de corrente elétrica (MCARDLE & KATCH, 2003).
Apesar de ser um método com boa validação científica, não invasivo, prático, simples e de fácil manejo, existem alguns pré-requisitos para que seu resultado seja fidedigno, dependendo de grande cooperação do avaliado.
As etapas necessárias para um resultado fiel são: efetuar jejum pelo menos 4h que antecedem o teste; não praticar atividade física muito intensa 24h antes do teste e/ou exercícios leves/moderados 12h antes; não ingerir bebidas alcoólicas nas 48h anteriores ao teste; não ingerir estimulantes (café, chá e chocolate) no dia anterior ao teste; não utilizar medicamentos diuréticos 7 dias antes do teste; não ingerir refeições pesadas no dia anterior ao teste (para que o peso não seja momentaneamente alterado).
A utilização de cada método dependerá das características do indivíduo (atletas, não atletas, pacientes com patologias, crianças, adolescentes, etc). Porém, com a utilização de mais do que um método pode ser necessária – como usar o IMC e as circunferências da cintura e quadril em indivíduos sedentários -, tornado o diagnóstico mais apropriado.