domingo, 24 de abril de 2011

,Qual a diferença entre hortaliças, legumes e verduras?





Além disso, esses alimentos são muito interessantes devido à presença de micronutrientes que são fundamentais para uma boa saúde: vitaminas (vitamina C e as vitaminas do complexo B) e sais minerais (potássio, cálcio, ferro e magnésio).A água representa 80 até 90% de sua composição.Aspargos e tomates, por exemplo, apresentam mais de 95% de água.

Qual a diferença entre hortaliças,legumes e verduras?

Hortaliça é todo o vegetal cultivado em horta.Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates).Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula).

Variedades de legumes e verduras:

-Bagas: beringeja, pimentão e tomate.
-Bulbos: cebola e alho.
-Couves: couve-flor, brócolis e repolho.
-Inflorescências: alcachofra, couve-flor e brócolis constituem este grupo de vegetais do qual o que se come realmente é a flor.
-Peponídeos: abobrinha, abóbora e pepino.
-Raízes: cenoura, nabo e rabanete.
-Talos: aspargo.
- Verduras de folhas: acelga, alface, escarola, espinafre e rúcula.

A LANCHEIRA DO SEU FILHO E SAUDAVEL




Saber se o que vem oferecendo para seus filhos, como lanche escolar, está correto, é um dos caminhos para garantir a eles saúde e bem-estar.

Conheça algumas dicas para deixar a lancheira do seu filho saudável:

Componha o lanche com um tipo de bebida: alternar sucos naturais com bebidas lácteas ou à base de soja é o ideal;

- Embalagens Tetra Pack favorecem a conservação dos líquidos. No caso de sucos e bebidas lácteas preparadas em casa, a utilização de garrafinhas térmicas ou de lancheiras térmicas são opções para garantir a conservação e a temperatura ideal dos alimentos a serem consumidos;  

As Frutas podem estar presentes de formas variadas:
 
- Frutas in natura sempre oferecidas de forma diversificada para não condicionar o paladar da criança a aceitar apenas um ou outro tipo de fruta


- Outras opções são frutas secas.
 
- Barrinhas de frutas.
 
- Sucos naturais.

Os carboidratos, maiores responsáveis pela oferta energética, podem ser representados por biscoitos sem recheio ou cereais matinais ou barrinhas de cereais ou através dos sanduíches. Os sanduíches podem incluir fontes proteicas como uma fatia de queijo branco ou ricota, uma fatia de peito de peru ou presunto magro e até o benefício dos vegetais como uma cenoura ralada, uma fatia de tomate, alface, além de outros vegetais. Quanto mais colorido mais saudável o lanche.

Doces, frituras, salgadinhos chips, refrigerantes entre outros supérfluos não devem compor o cardápio diário das lancheiras. Eventualmente são bem tolerados e não comprometem a qualidade nutritiva necessária para a idade escolar.

Trabalhar as escolhas alimentares de forma harmoniosa é o segredo para o sucesso nutricional e para a aceitação dos pequenos!

- Outras opções são frutas secas.
 
- Barrinhas de frutas.
 
- Sucos naturais.

Os carboidratos, maiores responsáveis pela oferta energética, podem ser representados por biscoitos sem recheio ou cereais matinais ou barrinhas de cereais ou através dos sanduíches. Os sanduíches podem incluir fontes proteicas como uma fatia de queijo branco ou ricota, uma fatia de peito de peru ou presunto magro e até o benefício dos vegetais como uma cenoura ralada, uma fatia de tomate, alface, além de outros vegetais. Quanto mais colorido mais saudável o lanche.

Doces, frituras, salgadinhos chips, refrigerantes entre outros supérfluos não devem compor o cardápio diário das lancheiras. Eventualmente são bem tolerados e não comprometem a qualidade nutritiva necessária para a idade escolar.

Trabalhar as escolhas alimentares de forma harmoniosa é o segredo para o sucesso nutricional e para a aceitação dos pequenos!

Dicas de nutrição para quem quer parar de fumar




 
 
 
 
 
 
 
 
Por isso, escrevi algumas dicas de como cuidar da alimentação diária para evitar o ganho excessivo de peso:

© fracione a alimentação em 6 refeições: café da manhã, almoço, jantar e os lanches de intervalo (manhã, tarde e noite): comer mais vezes ao dia com quantidade controlada dos alimentos;
© coma devagar mastigando bem os alimentos para saboreá-los de verdade, facilitar a digestão e dar a sensação de saciedade de forma mais precoce;
© realize as refeições a cada 3 ou 4 horas;
© use carnes magras sem gordura aparente (remova-a antes do preparo): bovina, frango, peru ou peixe;
© opte por leite e derivados magros/desnatados;
© reforce a dieta com verduras e legumes (faça palitos de cenoura crua, pepino, erva doce, pois ajudam a disfarçar a falta da manipulação do cigarro e tem valor calórico baixo);
© coma as frutas com calma: gomo por gomo, pedaço por pedaço...;
© escolha os cereais (arroz, trigo, centeio, milho, ...), farinhas, pães, bolachas, torradas, de preferência os integrais, pois contem mais fibras quem também auxiliam no alcance da saciedade;
© não se esqueça das leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja): de preferência mantendo os grãos inteiros por conta da fibra, mas sem acrescentar bacon, linguiça, paio...;
© utilize óleo vegetal para preparar os alimentos, mas evite de fazer frituras, por serem mais calóricas;
© tome água ao longo do dia para hidratar o corpo, e se usar chá, não adoce com açúcar ou mel para evitar calorias extras. Cuidado com o café que é um “gatilho” para fumar;
© tenha cautela com o álcool, pois também é um “gatilho” para fumar. Prefira os sucos naturais ou chás mais suaves como o de camomila, erva doce, melissa (com adoçante), refrigerantes diet, light ou zero (com moderação);
© assim que realizar a refeição saia da mesa e já escove bem os dentes. Cuidado com as refeições intermináveis!;
© caso esteja nervoso (a) ou ansioso (a) não é a melhor hora para se alimentar. Tente se acalmar primeiro e depois sente para comer;
© não troque o cigarro pela compulsão alimentar. Quando perceber que está “atacando” a geladeira ou a despensa, procure ler, fazer um trabalho manual, dar uma volta, escutar uma música relaxante, meditar, mas não desconte o nervoso, ansiedade, tristeza ou frustração nos alimentos, pois eles não tem culpa de nada. Se de todo não conseguir se controlar coma uma fruta ou pegue os palitinhos de legumes, tome água, chupe gelo ou coloque um cravo na boca!;
© cuidado com bala e chiclete com açúcar, bolacha doce recheada, salgadinhos em geral, chocolates, ou seja, produtos que a pessoa fica com o pote ou o pacote na mão e vai comendo, comendo, e quando percebe foi o pote ou o pacote inteiro e junto com eles as calorias extras!
Espero ter ajudado você com algumas estratégias para que consiga vencer essa importante batalha!
Boa sorte!

LICOPENIO E SUAS PROPRIEDADES

 
 
 
 
 
 
 
O licopeno é um carotenóide responsável pela coloração vermelha do tomate, é encontrado também na melancia, pimentão, goiaba vermelha, beterraba, morango, pitanga e mamão.

O licopeno tem propriedade antioxidante auxiliando no combate aos radicais livres, retardando o envelhecimento das células, prevenindo doenças cardiovasculares e a divisão de células tumorais protegendo contra o câncer, principalmente o de próstata.

O tomate é a principal fonte de licopeno e quanto mais vermelho, maior será a quantidade dessa substância, sendo que nas demais fontes citadas os seus teores são menores. É considerado, à luz da botânica, como uma fruta, entretanto como na sua utilização culinária é voltado a pratos salgados foi designado como legumes. Sua origem é na América do Sul, na região do Peru.

A absorção de licopeno é melhor quando o tomate é cozido, sendo assim poderá ser utilizado sob a forma de molho (em carnes, aves, peixes, macarrão), massa ou sopa de tomate. Para melhorar ainda mais sua absorção deve-se acrescentar gordura como o azeite de oliva ou óleo de canola, duas fontes de gordura mono-insaturada.

A recomendação de ingestão diária de licopeno, encontrada na literatura, é controversa e varia de 4 mg, 6 mg, 5 a 10 mg, mas há quem recomende 35 mg. Para se ter uma idéia a quantidade de licopeno em 100 gramas de tomate é de 3,31 mg.

Para que se obtenha 100 ml de suco de tomate são necessários 3 unidades de tomate, 100 g de molho de tomate são precisos 2 unidades e para 100 ml de sopa são usados 6 unidades.

Alimentos Termogênicos

 
 
 
 
Existe uma grande variedade de alimentos apontados como termogênicos. Não existem recomendações estabelecidas sobre as quantidades a serem ingeridas, mas existem algumas indicações:
 
 
- Chás Verde e Branco: ingerir 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das principais refeições. Deve ser preparado através da infusão da erva desidratada (e não sachês prontos) para manter as suas propriedades. Esses chás, possuem inúmeras propriedades terapêuticas na prevenção de doenças, e aceleram o funcionamento do metabolismo. Os compostos presentes na planta reduzem a absorção de açúcar no sangue (diminuindo a compulsão por doces), aceleram o trânsito intestinal, além de diminuir a ação da amilase, uma enzima responsável pela digestão de carboidratos.
 
 
- Pimentões e Pimenta-Caiena (pimenta vermelha): consumir 3 a 4g (1/2 colher de cha duas vezes ao dia) como tempero de pratos quentes e saladas.
 
 
- Gengibre: ingerir pelo menos 1 pedaço de 2 cm, três vezes ao dia. Suas propriedades estão mais ativas na raíz fresca, que pode ser consumida crua, no tempero de aves e peixes, refogada, em forma de chá ou batida no liquidificador com frutas.
 
 
- Vinagre de Maçã: consumir 1 1/2 colher de sobremesa de vinagre orgânico dissolvido em 200 ml de água morna, duas vezes ao dia (pela manhã e antes do almoço ou jantar). O vinagre é excelente para auxiliar na redução da circungerência abdominal.
 
 
- Canela: auxilia na perda de peso e dilata os vasos sanguíneos. Pode ser consumido 1g duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparações com queijo, gratinada no forno, ou polvilhada em frutas como maçã e banana.
 
 
- Guaraná em pó: consumir 2g, duas vezes ao dia.
- Mostarda: utilizar 1 colher de sobremesa duas vezes ao dia, em pratos de sua preferência.
Outros, menos termogênicos, também auxiliam no emagrecimento: laranja, kiwi, café preto, chá mate, hortelã, alimentos ricos em ômega 3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova, linhaça), fontes de ácido linoléico conjugado (carne bovina, de peru e alguns laticínios), algas, soja, açaí, brócolis, água de coco, aspargos, couve, acelga, produtos derivados do cacau, cominho, cebola e curry.
 
É importante ressaltar que apenas consumir alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo, não é suficiente para promover perda de peso. É necessário aliar uma dieta balanceada e atividade física, pois sozinhos não têm nenhum efeito no organismo. Além disso, para perceber os benefícios dos alimentos aceleradores do metabolismo, deve-se introduzi-los diariamente com regularidade no cardápio.
 
Cuidado: a ingestão exagerada destes alimentos pode não oferecer o efeito desejado, causando insônia, dores de cabeça, problemas digestivos, tonturas e outros efeitos colaterais. Desta maneira, é importante que haja sempre o acompanhamento e orientação de um profissional Nutricionista que irá avaliar e personalizar a quantidade indicada de alimentos termogênicos que deverão ser acrescentados a uma dieta balanceada.

Os benéficos do consumo das nozes:

 
 
 
 
 
 
Os benéficos do consumo das nozes:

  • Reduz a tendência das placas de gordura se aderir às artérias;
  • Reduz os níveis de triglicérides, colesterol total e colesterol LDL;
  • Por ser rica em gorduras insaturadas, aumenta os níveis de colesterol HDL;
  • Podem auxiliar na prevenção do diabetes, pois as gorduras presentes nas nozes melhoram a estabilidade da insulina e da glicose;
  • Reduz a formação de radicais livres;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Tem ação antiinflamatória.

Estudos realizados na Espanha, demonstraram que o consumo de 3 nozes por dia durante um ano em pacientes obesos, serviu para diminuir a gordura abdominal e melhorar o colesterol e a pressão sanguínea.

Consumo Recomendado:

Para obter os benefícios, recomenda o consumo de 30 gramas de nozes (cerca de 3 unidades) por dia. Você pode ingeri-las pura na hora do lanche. Nas refeições principais, misturadas a saladas, compondo pratos com peixe, massas, como parte de molhos do tipo vinagrete, enfim, tudo é permitido. Use a sua criatividade!

Calorias:

É importante não consumir quantidades elevadas, pois as nozes são alimentos extremamente calóricos.
100 g de nozes contem cerca de 650 Kcal.
Então, as nozes devem fazer parte de uma dieta balanceada, rica em vegetais, legumes, verduras, alimentos integrais, peixes e carnes magras.