domingo, 2 de outubro de 2011

Não deixe a academia sabotar sua dieta





1 Fazer exercício em jejum queima mais calorias? Não
Nota: "Quando fazemos atividades físicas em jejum, nosso corpo desacelera o metabolismo para gastarmos menos energia, resultando, consequentemente, em menor queima de calorias". Além disso, treinar sem comer pode ocasionar tonturas e até desmaios, devido ao baixo nível de glicose no sangue (hipoglicemia).


 2 Quais alimentos devem ser ingeridos antes de praticar exercícios?
 a) Carboidratos, como pão integral e barrinha de cereal.
Nota: Segundo o personal trainer ,antes de praticar exercícios, devem ser priorizados alimentos ricos em carboidratos leves. Dessa forma, o organismo poderá preencher o estoque de glicogênio muscular do seu corpo, primeiro combustível queimado quando iniciamos um treino. Do contrário, o corpo irá utilizar massa muscular como matéria prima para fornecer energia.

3 Devo comer quanto tempo antes de ir à academia?
a) Cerca de uma hora antes do treino.


 5 Mascar chiclete durante a atividade física:
Sua Resposta b) Não afeta o treino.

Nota: Os únicos riscos de mascar chiclete são engasgar, morder a língua ou engoli-lo, portanto, independem da atividade que a pessoa está realizando. "Não há nada na literatura científica que comprove que mascar chiclete durante a atividade física faça bem ou mal". Mesmo assim, ela aconselha deixar a mastigação para depois, para evitar acidentes que interrompam o treino.


 6 Devo realizar um lanche quanto tempo depois de ir à academia?
Sua Resposta a) Logo após o treino.

Nota: "Após a prática de exercícios, ocorre a chamada janela biológica, quando o organismo está com a imunidade baixa e irá absorver rapidamente qualquer nutriente a ele oferecido". Por isso, o ideal é que a reposição dos estoques de energia seja feita logo após o treino. Mas não precisa entrar em pânico: dá tempo de tomar banho ou ter alguns minutinhos de descanso até a frequência cardíaca diminuir.
 
 
 7 O que comer após o treino?
Sua Resposta b) Proteínas e carboidratos.
Nota: Após uma atividade física, devem ser consumidos alimentos ricos em carboidratos e proteínas. O primeiro repõe a energia gasta e o segundo ajuda a construir massa magra, acelerando o ganho de músculos. De acordo com a nutricionista , o ideal é ingerir uma porção de proteínas, como leite ou derivados e frios, e duas porções de carboidratos, como biscoitos sem recheio e massas.


 8: A ingestão de líquidos:
Resposta correta: a) Deve ser feita antes, durante e depois do treino.


 
Nota: "O ideal é consumir 500 ml de água ou isotônicos a cada hora de treino", aponta o personal trainer. Só não exagere. Não há qualquer problema em beber alguns goles sempre que sentir sede, mas virar copos e copos de água pode atrapalhar a prática de exercícios que exigem agilidade, como o jump.
Nota: O corpo precisa de, pelo menos, uma hora para digerir um alimento e depositar os seus nutrientes na corrente sanguínea. Comer logo antes de treinar pode provocar congestão, já que a digestão é interrompida, e queima de massa muscular para fornecimento de energia, pois não há tempo suficiente para criar um estoque de glicogênio. "Caso a pessoa tenha se esquecido de comer, ela pode tomar um suco de laranja, por exemplo, que é rico em carboidratos e de rápida absorção", recomenda a nutricionista.


4 Comer durante a prática de exercícios:
Sua Resposta b) Pode afetar o treino.
Nota: Durante a prática de exercícios, nosso metabolismo está focado em fornecer energia para que o corpo continue trabalhando, deixando a digestão em segundo plano. Por isso, o processo só será concluído após o treino, podendo causar sensação de peso e congestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário