sexta-feira, 1 de junho de 2012


Frutas vermelhas podem retardar perda de memória

Mirtilos e morangos estão relacionados a um melhor funcionamento do cérebro


Comer frutas vermelhas pelo menos uma vez por semana pode proteger o cérebro contra a perda de memória decorrente do envelhecimento, aponta um estudo feito com 16 mil mulheres. A análise, desenvolvida por uma pesquisadora do Channing Laboratory e do Women?s Hospital, nos Estados Unidos, foi publicada no Annals of Neurology.
Para avaliar o funcionamento mental das participantes, foram feitas três entrevistas telefônicas com espaçamento de cerca de dois anos entre uma e outra. Durante a conversa, todas foram questionadas sobre detalhes de um texto que haviam ouvido antes ou sobre a ordem de palavras e números de uma lista passada. Em seguida, os pesquisadores compararam mulheres que haviam comido mais frutas vermelhas, como morango e mirtilo, com aquelas que comiam esses alimentos em menor quantidade.
Essas pessoas que consumiam mais frutas vermelhas apresentaram melhores resultados em testes de memória. Os pesquisadores observam que nenhuma delas consumia grandes quantidades desse alimento: o consumo aproximado era de meia xícarade mirtilos ou uma xícara de morangos por semana.
Os especialistas, entretanto, alertam que o trabalho não estabelece uma relação direta entre frutas vermelhas e memória. Eles observaram, por exemplo, que as mulheres que consumiam mais frutas também praticavam mais exercícios. Mesmo assim, o alto consumo de vegetais e frutas, particularmente as vermelhas, aparecem como bons coadjuvantes na preservação da memória.

Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória

Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.
Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. "O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição", explica o nutrólogo Roberto Navarro. Confira a seguir quais são os alimentos que protegem o seu cérebro.

2. Zinco
1. Glicose
"A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais", diz o nutrólogo Roberto Navarro. A hipoglicemia, que é a falta de glicose em nosso organismo, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos extremos pode até levar ao coma. Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.
O zinco desempenha função regulatória no organismo. De acordo com a nutricionista do Hospital Sírio Libanês, Érika Suiter, ele atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. "O zinco protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles", diz. Você pode encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, caranguejo, laticínios e fígado.
3. Selênio
Estudos mostram que este mineral tem um forte impacto sobre o cérebro. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores - substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra -, podendo até sofrer alterações de humor. "O selênio ajuda substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral", diz Érika. Boas fontes de selênios são grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate.
4. Ferro
A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Érika conta que quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho. As fontes de ferro podem ser separadas em animais e vegetais, sendo que as primeiras são melhores absorvidas pelo organismo. Dentre as fontes animais estão as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração, carnes de aves, de peixes e mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas na cor verde-escura, como o agrião, couve e cheiro-verde; as leguminosas, como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais ou enriquecidos.

Fitoterápicos, termogênicos, ansiolíticos, suplementos


O mercado de alimentação teve uma explosão muito grande de produtos, suplementos, fitoterápicos, etc, estes prometem ganho de massa magra, emagrecimento rápido, uma pele, cabelos e unhas firmes uma beleza perfeita. De fato há bons produtos, que contribuem sim para um resultado excelente de acordo com o objetivo.

Entretanto vale ressaltar que eles são AUXILIADORES e não a fórmula mágica que vai trazer o resultado esperado sem nenhum esforço por parte do indivíduo. Muitos gastam com diversos suplementos, usa a receitinha do vizinho, da amiga, da tia, etc.. mas não mudam o estilo de vida, não quer abrir mão de hábitos errados e não procuram uma orientação profissional e assim agridem seu corpo e não obtém resultados eficazes e duradouros.

No processo de emagrecimento, por exemplo, é necessário um balanço energético negativo isso é gastar mais do que consumir, ou seja, dieta hipocalórica e prática de atividade física.
Dentre os produtos que contribuem para o emagrecimento encontramos os termogênicos, os ansiolíticos, os sacietógenos, supressores do apetite e os redutores da absorção.
Confira alguns suplementos que podem contribuir para o processo de emagrecimento, ressalto ainda que estes não são os únicos encontrados no mercado, hoje temos diversos, mas trouxe pra vocês alguns que tem mais evidências científicas.

Termogênicos: Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, assim aceleram o metabolismo e auxilia no processo de emagrecimento.
Dentro dessa classe temos:

Capsaicina - Capsiate-TG®:  de pimentas vermelha principalmente a malagueta – suplemento patenteado que tem menor agressão ao estomago e também não tem tanta ardência na boca.
Ação: Promove aumento de termogênese, aumento do consumo de energia corporal; diminui o acúmulo de gordura corporal; eleva a temperatura corporal e o consumo de oxigênio em humanos e consequentemente aceleração do metabolismo lipídico.
Contra indicações: gastrite e hemorroidas.

Sinetrol: é um extrato patenteado de frutas alimentícias cítricas (laranja vermelha, toranja e citrus) e extrato de guaraná.  
Ação: Inibe a Catecol-metil transferase, inibibe a fosfodiesterase, estimula receptores beta contribuindo para a lipólise.
Contra-indicações: crianças, adolescentes, gestantes, cardiopatas , insônia, gastrite e úlcera.

Chá verde (Camellia sinensis): tem ação lipolítica não apenas pela presença das catequinas, mas também por possuir cafeína e devido essa associação é que promovem um maior efeito lipolítico quando comparado somente ao uso da cafeína isolada. Por isso o uso de chá verde no emagrecimento parece ser mais eficaz que o chá branco por ele combinar as epigalocatequinas com a cafeína.

Erva Mate (Ilex paraguariensis): Retardo do esvaziamento gástrico (38 para 58 min), Redução do Quociente Respiratório - QR, devido ao aumento da oxidação de gordura,
favorece a redução da gordura visceral.

Citrus aurantium: Efeito termogênico equivalente ao da efedrina. Estimula os receptores beta adrenérgicos, contém beta-agonistas e tem sido reportado seu efeito na redução do peso.
Contra indicação: arritmia, cardiopatas, hipertenso, insônia, úlcera, problemas gástricos.

Óleo de coco: não é um suplemento mais um alimento, rico em triglicerídeo de cadeia media e acido láurico. Gera aumento do gasto energético, determinado através de calorimetria indireta; redução da gordura abdominal, comprovada através de ressonância magnética nuclear.
Contra indicação: indivíduos com esteatose hepática.

Ansiolíticos

Uma das maiores dificuldades para contribuir para adesão ao tratamento é a ansiedade que os pacientes relatam em relação com consumo alimentar, principalmente mulheres. Muitos comem não por apetite, mas por ansiedade. Com o suplemento podemos minimizar a ansiedade.
Griffonia simplicifolia: A Griffonia gera uma significante redução da vontade de ingerir carboidrato e gordura juntamente com diminuição do peso. Devido o aumento da síntese de serotonina cerebral.
Contra indicação: Não devem ser associados a medicamentos antidepressivos.

Triptofano – precursor da serotonina e sua deficiência se relaciona com a depressão e agressividade. A elevação da serotonina promove uma diminuição da ansiedade e da compulsão por doces e carboidratos. Com suplementação podemos diminuir essa compulsão.

Sacietógenos – estimula a saciedade
Slendesta – é um extrato de proteína da batata natural, retirado de batatas brancas, composto de IP2 (Inibidor de Proteinase), um ingrediente sacietógeno. É um ingrediente dietético definido pelo Dietary Supplement Health and Education Act em 1994, sendo caracterizado como seguro para a administração.
Função: liberada nas células que revestem todo o intestino delgado atua no cérebro promovendo sensação de saciedade auxilia na perda de peso.

Whey protein – caracteriza por ser de rápida e fácil digestão, contem maior teor de triptofano entre todas as fontes proteicas, ou seja, estimula a saciedade pelo aumento da serotonina, alguns autores, atribuíram efeitos comportamentais da ingestão dessa proteína no apetite, na saciedade, no humor, na percepção da dor e no ciclo de dormir e acordar.
Glucoman (Amorphophallus Konjac): Sua capacidade de absorção de água e formação de uma massa gelificada compacta, no nível do tratogastrointestinal, proporciona uma plenitude gástrica reconhecida pelo hipotálamo.
Precauções: O uso em excesso pode causar constipação.

Colágeno hidrolisado pode promover saciedade no nível gástrico e no lúmen intestinal, age no hipotálamo que pode promover saciedade dessa forma também. Tem efeitos benéficos também para a pele, canelos, unhas.

Slim shots: Partículas revestidas que conseguem alcançar o íleo. Processo patenteado de emulsão de óleo de palma, de óleo de aveia. Quando estas partículas revestidas passam pelo trato gastrointestinal e chegam no íleo, não digeridas, ativam o sinal de que o corpo está satisfeito (liberação de GLP-1). Sensação de saciedade por mais de 8 horas, auxilia na redução do consumo de alimentos entre refeições, aciona o mecanismo de controle natural de apetite, eficaz na manutenção do peso e circunferência da cintura após um programa alimentar (efeito sanfona).


Redutores da absorção

Faseolamina: é uma glicoproteína inibidora da aminalase, ou seja, inibe a absorção do amido (reserva energética dos vegetais) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, etc. Desta forma, faseolamina ajudaria no emagrecimento ao diminuir a absorção de calorias de alimentos de origem vegetal. Além disso, faseolamina também poderia auxiliar o tratamento de pacientes com diabetes mellitus não dependentes de insulina.

Cassialamina: Extraída da planta Cassia nomame, da família das leguminosas, que contém em seus frutos cinco compostos flavonóides que possuem a capacidade de inibir a enzima lipase.

Punica granatum (ROMÃ): Estudos conduzidos em animais e em seres humanos têm demonstrado o potencial do extrato de Punica Ganatum em auxiliar no tratamento da obesidade e do sobrepeso e atividade antioxidante, atuando na diminuição da ingestão energética, percentual de gordura, inibição da absorção intestinal de gordura nos ratos, redução significativa do apetite nos ratos alimentados com dieta rica em gordura.

Hoje o profissional nutricionista pode contar com os benefícios destes produtos contribuindo assim com o emagrecimento saudável juntamente com a reeducação alimentar. Lembrando que estes são coadjuvantes, que isoladamente não possuem efeito significativo na redução de peso e gordura corporal e não sugere nenhuma suplementação, é um texto informativo.
Ahh aí vai uma receitinha com alimentos termogênicos.

Receita

SUCO ACELERADOR
Ingredientes:
• 1/2 maçã com casa e sem semente
• 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
• Suco de 1/2 limão
• 1 colher (chá) de farinha de linhaça dourada
• Adoçar a gosto com mel, açúcar ou adoçante

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e tome gelado no café da manhã