domingo, 29 de janeiro de 2012

Algumas orientações que podem auxiliar na busca por uma alimentação equilibrada na rotina de trabalho: 
Fique atento já no café da manhã: Procure incluir alimentos como: pão integral, granola e mel que fornecem energia ao organismo e aumentam a disposição para realizar as atividades diárias. Inclua também frutas, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. 
Leve pequenos lanches saudáveis para seu trabalho: Boas opções são: barras de cereais de sabores variados, biscoitos integrais doces ou salgados, sementes oleaginosas (nozes, castanha de cajú, castanha do Brasil, amêndoas, avelãs, amendoim e pistache) e frutas secas. Se tiver geladeira no seu local de trabalho, outras opções são: iogurtes de soja ou desnatados, frutas in natura, sucos, chás e sanduíches naturais. 

Na hora do almoço: Procure evitar as frituras e alimentos gordurosos, prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas. Inicie as suas refeições por uma salada crua, temperada com azeite de oliva extra virgem, limão e uma erva de sua preferência, evitando os molhos à base de maionese que são mais calóricos. 

Cuidado com a gordura: Comer grande quantidade de alimentos gordurosos torna o processo digestivo mais lento e pode prejudicar o desempenho no trabalho, especialmente se ficar muitas horas sentado em frente ao computador. Por isso, procure realizar refeições em pequenos volumes a cada três horas. 
Pegue leve: Caso deseje perder peso, opte pela versão light dos alimentos, pois são reduzidos em calorias. 

Coma com calma: Procure ter tempo para saborear a comida e mastigar bem os alimentos. Comer em frente ao computador enquanto trabalha, dificulta o estímulo à saciedade e faz com que você coma mais sem perceber. 

Beba bastante líquido: Seja na forma de água, sucos e chás naturais para manter-se sempre hidratado. Busque uma melhor qualidade de vida, assim trabalhará com mais saúde e energia! 


"Comer grande quantidade de alimentos gordurosos torna o processo digestivo mais lento e pode prejudicar o desempenho no trabalho"


Como montar o cardápio do solteiro? 

1) O cardápio da semana deve ser preparado no sábado, o que gera uma lista de supermercado semanal, que possibilita a compra apenas dos itens necessários para aquela semana. É pratico, evita desperdícios ou a opção incorreta de lanches muito calóricos ou repetitivos, por pura falta de planejamento; 

2) Comece sempre pela proteína que o restante do cardápio virá facilmente à cabeça. Por exemplo: sobre-coxa de frango assada na segunda-feira, salmão grelhado na terça-feira, lagarto cozido na quarta-feira, atum light na quinta e bife de panela na sexta-feira. Aqui, podem entrar o ovo e as proteínas vegetais como a soja e os feijões; 

3) Associe à proteína um carboidrato, que pode ser arroz, batata assada, cozida ou em purê, pão, milho, mandioca ou mandioquinha e macarrão; 

4) Estabeleça uma salada para a semana, principalmente com itens que garantam a possibilidade de maior validade ou duração como grão de bico ou feijão cozido ao dente, berinjela assada, abobrinha levemente aferventada, cenoura pouco cozida, crua ou ralada, ervilha fresca e milho cozido. Lave um tipo de folha como alface ou rúcula, seque bem e guarde separadamente na geladeira para ser adicionada à salada na hora da refeição;  
5) Escolha uma fruta da estação em estágios diferentes de amadurecimento para que possa ser utilizada como sobremesa durante toda a semana em vários tipos de preparações. Por exemplo, o abacaxi que pode ser servido em fatias geladas com raspas de hortelã ou casca de limão, cozido em calda com adoçante de forno e fogão, cozido em pedacinho e incorporando gelatina de abacaxi; 

6) Sempre que for preparar um tipo de alimento, faça-o em quantidade dobrada para poder congelar e ser utilizado numa outra ocasião. Isso facilita a vida e otimiza o pouco tempo que temos para cozinhar; 

7) Eventualmente, podemos preparar um lanche com pão e rosbife de lagarto, patê de atum com ricota, utilizando maionese light. Nesse sentido, podemos também ousar ainda mais e preparar um cachorro quente, um hambúrguer ou até um sanduíche com pão sírio à moda de um beirute de rosbife. Mesmo com lanches, uma saladinha é sempre uma ótima acompanhante.  

TORTA DE BANANA

Ingredientes:
2 unidades médias de Ovo de galinha inteiro
2 colheres (sopa) de Margarina sem sal light
6 unidades médias de Banana nanica
1/4 xícara (chá) de Adoçante forno e fogão
1/2 xícara (chá) de Farinha de trigo comum
2 colheres(chá) de Canela em pó 
1 colher (sopa) de Fermento em pó químico

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ovos com a margarina. Na sequência acrescente 4 bananas fatiadas grosseiramente, o adoçante, a farinha de trigo, a canela e por último o fermento. Despeje a mistura em forma redonda untada com manteiga e farinha de trigo e coloque por cima as 2 bananas restantes em rodelas e polvilhe com canela em pó e um pouco de açúcar. Asse em forno médio/alto por aproximadamente 25 minutos.
Informações sobre a receita:
Total de pontos da receita: 34 pontos
Rendimento da receita: 10 porções
Pontos por porção: 3 pontos
Nível de dificuldade da receita: Fácil
 

Substituições aceleram a dieta e dão mais motivação

Dica 1. No café da manhã...
... consuma pão, leite ou derivados, um embutido e uma fruta. Como o objetivo é ter uma alimentação saudável e emagrecer, é necessário tomar alguns cuidados.

- substitua o pão francês ou o pão de forma branco por uma versão mais saudável. Uma boa opção é o pão integral light. Rico em fibras e com maior teor de vitaminas e minerais, ele fará com que o intestino funcione bem, além de colaborar para que você alcance a recomendação de todos os nutrientes.

- substitua o leite integral pelo leite desnatado ou semi-desnatado. O leite é a melhor fonte de cálcio, nutriente responsável pela saúde dos ossos. Na versão desnatada ou semi-desnatada, há a redução na quantidade de gordura saturada e de colesterol, mas a quantidade de cálcio é preservada.

- substitua os derivados do leite com maior teor de gordura pelo light. Queijo mussarela e iogurtes integrais acrescentam muitas calorias na alimentação. Opte pelo queijo light, cottage, ricota e iogurtes light com baixo teor de gorduras. Mais uma fonte de cálcio, que será como uma poupança para prevenir problemas futuros com os ossos.

- substitua o embutido pela versão menos calórica. Mortadela, presunto e salame são ricos em gorduras e, por isso, comprometem a dieta. Substitua pelas versões com menos gordura como, por exemplo, o presunto sem capa de gordura ou o peito de peru.

- substitua as frutas mais calóricas pelas que apresentam baixo teor de energia. Boas opções são melão, melancia, ameixa fresca e mamão papaya.




Dica 2. No almoço...
... é importante ingerir vários grupos alimentares. Não deixe, por exemplo, de ingerir carnes, pois elas são as principais fontes de proteínas e ferro, nutrientes fundamentais para que o corpo trabalhe bem, cumprindo as suas funções essenciais como, por exemplo, produzir hormônios e regenerar os tecidos.

- substitua a entrada oferecida pelos restaurantes por uma bela salada. Escolha a de sua preferência e coma à vontade. As folhas apresentam baixíssima quantidade calórica devido à elevada quantidade de água. Além disso, por ser rico em fibras, o prato dará maior saciedade, evitando que cometa algum excesso. Coma devagar, para que o cérebro possa enviar o sinal de saciedade o que fará com que ingira menos alimentos e menos calorias. Cuidado com os molhos e, se possível, dispense-os.

- substitua a torta de legumes e legumes gratinados pela versão cozida desses alimentos. Diariamente, eles devem estar presentes na dieta. São ricos em nutrientes e água, fazendo com que tenham um baixo valor calórico. Escolha dois tipos de legumes cozidos para fazer parte da sua refeição.

- substitua as carnes gordas pelas magras. A regra é retirar todo o excesso de gordura visível, por exemplo, a capa de gordura da picanha e a pele do frango. Durante a semana, alterne o consumo de carne bovina com frango e peixe. De preferência assados ou grelhados.

- substitua a massa com molhos elaborados pela massa simples com molho de tomate. Evite a lasanha, gratinados ou massa com molho branco ou quatro queijos. Alternativa saudável à massa é o brasileiríssimo arroz com feijão. Isso mesmo, a dupla é saudável e não engorda. Evidentemente, esses alimentos não devem ser consumidos em excesso ou à vontade.

- substitua o refrigerante pelo suco natural ou pela água. Mas, cuidado! Os líquidos devem ser consumidos em pequena quantidade, no máximo, um copo pequeno (200 mL). Quantidade elevada prejudica dilui o suco gástrico, prejudicando a digestão.

- substitua o doce da sobremesa por uma fruta. Isso fará com que a quantidade de açúcar e gordura diminua, reduzindo a quantidade calórica da refeição.



Dica 3. No jantar...
... faça escolhas inteligentes como as indicadas para o almoço. Entretanto, com a correria do dia-a-dia, muitas pessoas buscam a praticidade em detrimento ao que é saudável, por isso:

- substitua os congelados por alimentos frescos. Legumes podem ser armazenados limpos e prontos para o cozimento. Se quiser mais praticidade, pode armazenar os alimentos ralados que serão consumidos crus como, por exemplo, cenoura, beterraba e pepino.

- substitua os sanduíches ricos em gorduras pelos naturais. Sanduíche de atum no pão integral é uma boa opção. Acrescente salada e um legume para que ele fique mais saudável. Entretanto, a opção pelo sanduíche deve ser feita esporadicamente, duas ou três vezes por semana. De preferência, faça uma refeição completa, como o almoço.


 
Dica 4. Nos lanches...
... opte por alimentos práticos e que podem ser levados até na bolsa. A mulher moderna sabe como se virar quando decide ter um corpo saudável e bonito.

- substitua a bolacha recheada pelo biscoito integral ou barrinha de cereais. No mercado já é possível encontrar porções individuais, deixando a vida mais prática.

- substitua o bombom, chocolate e doces por uma fruta. Não tem nem como defender os doces diante das frutas. Elas são mais saudáveis e menos calóricas do que os doces.

- substitua o refrigerante por chá com adoçante e muita água. O corpo necessita de muita água para estar mais hidratado e para trabalhar bem.

Mude suas atitudes aos poucos

Mudanças gradativas de atitudes, tanto em relação à alimentação como também à prática de atividades físicas, levam à manutenção de uma dieta que funciona e pode ser seguida por muito mais tempo. Na verdade, aos poucos, você estará adotando um novo estilo de vida, um estilo muito mais saudável e prazeroso.

Mas o que tudo isso quer dizer?
É simples: você deve mudar aos poucos, este é o segredo!

Ninguém consegue sair do sedentarismo e, no dia seguinte, correr uma maratona. Certamente, já no começo do percurso, há o abandono. Com a alimentação, vale a mesma regra: se você come muito doces, salgados, gorduras e, no dia seguinte, abandonar estes alimentos, você sentirá a falta deles.

A mudança drástica de atitudes e hábitos alimentares é o que causa o efeito sanfona, o grande vilão da dieta. Afinal, o seu corpo não se adaptará as mudanças e em pouco tempo você estará cometendo os mesmos erros  e voltará a ter as mesmas atitudes.

Agora você deve estar se perguntando: "O que eu devo fazer"?
O correto é diminuir a frequência e a quantidade consumida destes alimentos aos poucos, até atingir um nível adequado. Assim o seu corpo se acostumará as mudanças e não sentirá a falta deles.

Lembre-se, passar por esse processo gradativo de mudança na alimentação e prática de atividades físicas é muito importante, ele fortalecerá a sua mente, sua auto imagem e confiança de que você conseguirá atingir o seu objetivo final.


Comprometa-se com você mesmo. Dê o primeiro passo para uma vida saudável!