sábado, 13 de agosto de 2011

Quais são os sintomas do diabetes tipo 2?

Geralmente o diabetes tipo 2 não causa sintomas. Quando os sintomas aparecem, geralmente são:
  • necessidade de urinar com maior frequência
  • sede intensa
  • visão borrada ou turva
Se o diabetes tipo 2 raramente causa sintomas, por que ele deve causar preocupação?
Mesmo que o diabetes tipo 2 não faça com que a pessoa se sinta doente, ele pode causar vários problemas de saúde muito sérios com o passar dos anos, se não for tratado. Essa doença pode levar a:
  • doença cardíaca, como infarto
  • derrame
  • doença renal, que pode levar à necessidade de diálise
  • problemas de visão (ou até mesmo cegueira)
  • dor ou perda da sensibilidade nas mãos e nos pés
  • necessidade de amputação de dedos ou dos pés
Como posso saber se tenho diabetes tipo 2?
Para descobrir se você tem diabetes tipo 2, você deve fazer um exame de sangue solicitado pelo seu médico que meça a quantidade de açúcar no sangue.

Como é tratado o diabetes tipo 2?
Há alguns remédios que ajudam a controlar o açúcar do sangue. Algumas pessoas precisam tomar comprimidos que ajudam o corpo a produzir mais insulina ou que ajudam a insulina a funcionar melhor. Outras pessoas precisam de injeções de insulina.
Em muitas situações, as pessoas com diabetes tipo 2 precisam de outros medicamentos para diminuir os outros problemas causados pela doença. Por exemplo, os medicamentos utilizados para reduzir a pressão arterial podem diminuir os riscos de um infarto ou derrame.
Os remédios não são a única arma para tratar o diabetes. A manutenção de atividade física regular, a redução do peso, a alimentação saudável e a interrupção do tabagismo também ajudam as pessoas com diabetes a se manterem mais saudáveis.

O diabetes tipo 2 pode ser prevenido?
Sim, o diabetes tipo 2 pode ser prevenido.
Para reduzir as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2, a coisa mais importante a se fazer é controlar o peso. Se você já tiver a doença, a perda de peso pode levar a melhorar a saúde e o controle do açúcar no sangue. A prática de atividade física regular também ajuda a prevenir ou controlar a doença.

Menopausa precoce (falência ovariana prematura)

 

O que é menopausa precoce?
Menopausa é a interrupção natural dos ciclos menstruais na vida da mulher. Ela geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. Mas em algumas mulheres, a menopausa pode ocorrer mais precocemente – antes dos 40 anos.
Algumas mulheres podem continuar tendo sangramentos menstruais esporadicamente.
O que causa a menopausa precoce?
Ela acontece quando os ovários param de funcionar normalmente. Geralmente, os ovários liberam um óvulo uma vez por mês, que ocorre durante a ovulação. Nas mulheres com menopausa precoce, os ovários ficam sem óvulos para serem liberados. Então, os ovários podem começar a liberar os óvulos com menor frequência ou parar completamente de liberar os óvulos.
Por que os ovários param de funcionar?
Na maioria dos casos, não se consegue identificar a causa da menopausa precoce. Em algumas mulheres, as causas incluem:
  • alterações genéticas
  • tratamentos médicos para outras doenças, como câncer
  • doenças autoimunes, nas quais o corpo produz anticorpos que atacam os próprios ovários
Quais são os sintomas da menopausa precoce?
A primeira coisa que a maioria das mulheres nota é a redução dos ciclos menstruais, que ficam menos frequentes ou em menor quantidade. Outros sintomas que podem aparecer:
  • Ondas de calor
  • Aumento de transpiração durante a noite
  • Redução da lubrificação vaginal
  • Dor ou desconforto durante o ato sexual
  • Dificuldade para dormir
Outros sintomas que devem ser notificados se ocorrerem
  • Fraqueza ou cansaço constantes
  • Perda espontânea de peso
  • Dores abdominais
  • Ânsia por sal
  • Escurecimento da pele, sem história de exposição ao sol
Deve-se procurar um médico?
Mulheres com menos de 40 anos e que estejam apresentando irregularidade menstrual por, pelo menos, 3 meses devem procurar um médico.
Há exames a serem realizados?
Os exames podem variar dependendo da idade, dos sintomas associados e da história individual.
Alguns exames habituais incluem:
  • teste de gravidez
  • exames hormonais
  • exames genéticos: se os exames hormonais confirmarem menopausa precoce, podem ser necessários exames para verificar os cromossomos.
Como se trata a menopausa precoce?
Depende do que estiver causando a alteração. Mas o tratamento mais comum é feito com a reposição dos hormônios, como estrogênio. Os hormônios ajudam a reduzir os sintomas, especialmente os calores e a transpiração noturna. Eles também ajudam a proteger os ossos. A reposição geralmente é feita até, pelo menos, os 50 anos.
O que eu posso fazer para ficar saudável se eu tiver diabetes?
Se você tiver diabetes, a coisa mais importante que você pode fazer é controlar 3 coisas:
  1. Hemoglobina glicada (HbA1C): HbA1C é um exame de sangue que mostra como tem sido o nível de açúcar no sangue nos últimos meses.
  2. Pressão Arterial: se você tem diabetes, o controle da pressão é tão importante quanto o controle do açúcar. Níveis elevados de pressão aumentam os riscos de ocorrer um infarto, um derrame ou problemas renais.
  3. Colesterol: a elevação dos níveis de colesterol é outro fator que aumenta os riscos de infarto, derrame e outros problemas de saúde.
Por que esses fatores são tão importantes?
Comparadas a pessoas que não têm diabetes, as pessoas diabéticas apresentam uma chance 2 a 3 vezes maior de apresentar derrame ou infarto. Além disso, os diabéticos também podem apresentar infarto em idade mais precoce, e o quadro tende a ser mais grave e fatal em um percentual maior de eventos. Acrescenta-se ainda que os diabéticos têm maior risco de desenvolver problemas renais. Mantendo esses fatores sob controle, pode-se reduzir muito a incidência desses problemas associados.

Meus níveis de açúcar não são a coisa mais importante?
Manter os níveis de açúcar em valores normais ou próximos do normal é importante para prevenir alguns problemas causados pelo diabetes, incluindo:
  • Problemas visuais que podem levar a piora da visão ou cegueira
  • Doença renal
  • Doença dos nervos (chamada neuropatia) e que pode causar formigamento, adormecimento ou dor nas mãos e nos pés
  • Necessidade de amputação de dedos ou de membros
Mesmo assim, o açúcar do sangue é apenas um dos fatores que deve chamar a atenção. Isso porque os problemas causados pela elevação da pressão ou dos níveis de colesterol geralmente são mais sérios do que os causados pelo aumento dos níveis de açúcar.

Quais devem ser os níveis dos fatores associados?
Os níveis aceitáveis dependem da gravidade do diabetes, da sua idade e dos outros problemas de saúde que você apresenta. Muitos usam como objetivos:
  1. HbA1C < 7,0%
  2. Pressão arterial (PA) abaixo de 140 x 90 mmHg ou mais baixa em alguns casos
  3. LDL-Colesterol abaixo de 100 mg/dl (o LDL é um dos tipos de Colesterol, geralmente chamado “colesterol ruim”)
Como posso controlar esses fatores?
Você e seu médico devem conversar sobre as estratégias para manter esses fatores sob controle. Essas estratégias podem incluir:
  • Medicamentos: a maioria das pessoas com diabetes tomam remédios todos os dias para controlar o açúcar. Pode ser necessário verificar o nível de açúcar todos os dias também. Além disso, muitos diabéticos podem precisar de medicamentos que ajudem a controlar a PA e o colesterol, ou que ajudem a prevenir problemas futuros.
  • Mudanças do Estilo de Vida (MEV): escolhas que são feitas todos os dias sobre o tipo de alimento a ser ingerido ou o modo como se vive podem causar um grande impacto na sua saúde de forma geral. Aqui estão algumas modificações que ajudam:
  1. Escolha alimentos saudáveis: coma frutas, vegetais, grãos integrais, leite e derivados desnatados; limite a quantidade de carne e alimentos gordurosos.
  2. Seja ativo: caminhe ou faça outras atividades por 30 minutos ou mais na maioria dos dias da semana.
  3. Pare de fumar: o cigarro aumenta a chance de infarto, derrame ou do desenvolvimento de um câncer.
  4. Perca peso: o sobrepeso e a obesidade aumentam o risco de vários problemas de saúde
  5. Evite bebidas alcoólicas