sábado, 2 de julho de 2011

Evite o aumento de peso ao parar de fumar



Dicas para parar de fumar      
Dicas para manter o peso após largar o cigarro - Foto: Getty Images

- Realize refeições com intervalos regulares, para não ficar ainda mais ansioso. Isso inclui: café da manhã, lanche da manhã (se necessário), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

- Capriche em hortaliças, principalmente vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C e minerais), como a couve, agrião e brócolis.

- Nos lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.os lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.

- Para aliviar a tensão, consuma alimentos crocantes e com baixo valor calórico como picles, palitos de legumes (salsão, erva-doce, cenoura, palmito e pepinos), balas e chicletes sem açúcar.

- Lembre-se: é importante o apoio de um médico e um nutricionista para que você se sinta amparado nesta mudança e possa conseguir o seu objetivo.  
Dicas para não engordar ao parar de fumar
- Atividade física regular pode ajudar a evitar o ganho elevado de peso. Ela também aumenta a sensação de bem-estar. Os benefícios ao abandonar o tabaco são grandes. Provavelmente você irá respirar mais facilmente quando realizar exercícios. O ideal é tentar realizar 30 minutos ou mais de atividade física moderada na maioria dos dias da semana, de preferência todos os dias.

- Limite os lanches e o álcool. Fazer mais lanches ricos em gordura e açúcar e beber mais álcool pode ocasionar muito ganho de peso quando você para de fumar.

- Não se negue um pequeno presente ocasional, como, por exemplo, tomar um sorvetinho. Mas lembre-se de não exagerar e sirva-se com parcimônia 

Pequenos hábitos ajudam a acabar com o estômago pesado

Hora de comer, não de beber! Isso mesmo, o ideal é sempre evitar beber líquidos na hora das refeições. "O líquido dilui o ácido clorídrico fundamental para o processo digestivo, pois é esse ácido que vai transformar a comida engolida em partículas menores, mais fáceis de serem absorvidas. O ideal é não beber nada meia hora antes ou meia hora depois de comer." Caso você não consiga ficar com a boca seca, opte pela boa e velha água. Mas em pequena quantidade, ok?

  • Mastigação aliada. A correria do dia a dia acaba nos levando para a correria na mesa também e acabamos não mastigando direito os alimentos. "É ruim porque o estômago e o intestino têm dificuldade para absorver os nutrientes, já que a comida chega maior no organismo". Resultado? Problemas de gases em excesso e abdômen inchado. Fora que seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sono e cansaço,e apos as refeições. 
Descanse um pouquinho, mas não durma! Logo após as refeições é bom evitar realizar atividades físicas intensas e, no outro extremo, evitar dormir. "O sono depois de comer faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também são ruins porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar".


chás - foto: Getty Images
Chazinho para finalizar. A nutricionista ,ainda indica que beber uma xícara de chá depois das refeições é uma ótima pedida para se livrar da sensação de inchaço."A quentura dessa bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais."