domingo, 3 de abril de 2011

LICHIA



Originária da China, onde é chamada de “rainha das frutas”, a lichia apareceu na vida dos brasileiros há pouquíssimo tempo, e era desconhecida, até então, pela maioria da população.
 Seu aspecto pode parecer estranho à primeira vista: a lichia possui uma casca grossa vermelha, mas sua aparência exótica esconde uma fruta de sabor docinho, que lembra a uva e por isso é facilmente aceita pelas crianças.

Como possui pouquíssimas calorias e muita água, essa fruta pode ser bem aproveitada por quem está querendo perder uns quilinhos: cada porção de 100 g possui apenas cerca de 65 calorias.
E nessa mesma quantidade da fruta é possível encontrar 50 mg de vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de funcionar como um antioxidante natural.
 A fruta apresenta vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e fósforo.
 Possui, também, considerável quantidade de cobre, importante nutriente para o processo de cicatrização, essencial na produção do colágeno, além de ser importantíssimo para o desenvolvimento fetal.
 A fruta ainda conta com propriedades diuréticas e antitérmicas.

Só um cuidado: como é riquíssima em potássio (170 mg por 100 g de polpa), deve ser consumida com restrição por portadores de disfunções renais.
 Nesta situação, a alta concentração do nutriente pode causar arritmias cardíacas.

Chás
O chá da casca da lichia é largamente consumido em seu país de origem.
A cultura milenar chinesa atribui à fruta uma série de outros benefícios, como seu poder no combate à diarreia e, consequentemente, a desidratação.
 O chá ainda é utilizado para aliviar tosses e dores de garganta provocadas por lesões nos nervos.
 A semente da fruta também pode trazer benfeitorias, e, quando transformada em pó, é usada no tratamento de problemas intestinais, isso devido a sua forte ação adstringente.


Relativamente nova no Brasil, a fruta começou a ser cultivada no interior de São Paulo e Minas Gerais, e só depois chegou com força aos quatro cantos do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário