domingo, 6 de maio de 2012


Novo teste genético promete indicar dieta personalizada

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

Um teste genético lançado há três semanas no Brasil promete indicar o "mapa da mina" de cada pessoa e oferecer orientações personalizadas de dieta e exercícios.
A proposta do exame genético Pathway Fit, lançado há dois anos nos EUA, é avaliar mais de cem genes para sugerir dicas de nutrição e exercícios que possam ser mais benéficos para cada um.
Os resultados podem indicar quatro tipos de dieta (mediterrânea, com pouca gordura, com pouco carboidrato e balanceada) e dizer se a pessoa tem tendência a recuperar os quilos já eliminados.
O teste também pode dizer se o paciente tem deficiência de vitaminas e se ele se beneficiaria mais de exercícios de resistência ou de força, entre muitos outros resultados.
"É como um GPS próprio do paciente, que vai direto ao ponto", compara o endocrinologista Tércio Rocha, que já começou a prescrever o teste para seus pacientes.
"Até existir o Pathway, os médicos indicavam a dieta meio no escuro. E a genética explica por que algumas pessoas respondem a certas dietas e outras, não. Agora, podemos saber quais alimentos aceleram ou diminuem o metabolismo de cada um."
O exame está disponível no laboratório Sérgio Franco, da rede Dasa, no Rio. Deve ser oferecido também em São Paulo, mas ainda não há previsão de data.
Aqui o exame recebeu o longo nome de "perfil genômico para condicionamento e preparação física". Segundo Rocha, custa cerca R$ 950.
De acordo com Monica Freire, diretora médica dos laboratórios Dasa, o teste ajuda os médicos a tratar seus pacientes.
Ela afirma que o exame é baseado em estudos que mostram que pessoas com determinados genes respondem melhor ou pior a determinadas ações ou dietas.
E reforça que não se trata de um teste "cosmético", que qualquer pessoa poderia fazer apenas para emagrecer.
"Tudo é personalizado a partir do que o paciente quer. E são necessárias solicitação e interpretação médicas."
O ator Jayme Periard, 50, recebeu a recomendação de seu médico para fazer o teste. "Meu corpo é minha ferramenta de trabalho. Não busco só o emagrecimento, mas saúde em geral. No teatro, é preciso uma boa condição física", afirma ele, que recentemente atuou na novela do SBT "Amor e Revolução".
"Essa espécie de raio-X pode fazer com a gente tenha mais saúde para aproveitar a vida de forma mais intensa", diz o ator, que ainda não recebeu seu "perfil" genético.
DÚVIDAS
Segundo o cientista Stevens Rehen, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, é inevitável que testes como esse comecem a ser cada vez mais comercializados -já há diversos exames que mapeiam o risco de doenças genéticas, como cânceres hereditários.
"A base teórica parece ser sólida, mas é difícil dizer até que ponto o teste consegue predizer o que promete."
Ele diz ainda que só com o tempo e com a análise populacional de quem fez o teste será possível ver se houve impacto na qualidade de vida.
Ele faz outra ressalva: o exame foi baseado em estudos com populações brancas e, segundo o site do teste, "há fatores genéticos e não genéticos em diferentes etnias que podem produzir diferentes resultados em populações não caucasianas".
Rehen questiona a eficácia do exame em uma população diversificada. "No Brasil, as pessoas terão que ser bem informadas sobre a variação."
Freire lembra que estamos expostos a fatores ambientais que podem mudar o que está determinado pela genética. "Não há 100% de certeza."

RETARDAR ENVELHECIMENTO



Comer menos, dizem os cientistas, faz você viver mais. E melhor?
Para manter a saúde e retardar os efeitos do passar dos anos no corpo é preciso até consumir algumas calorias extras -desde que vindas dos alimentos certos e com novos arranjos nas proporções de cada grupo de nutrientes conforme a fase da vida, segundo a médica.
Sua teoria é a de que, a partir da pré-menopausa ou da andropausa, época em que começa o declínio hormonal na mulher e no homem, respectivamente, é preciso comer mais gorduras "boas".
Ela propõe uma mudança na tradicional pirâmide alimentar, que indica as proporções de consumo diário para cada grupo de nutrientes.
Editoria de Arte/Folhapress
No esquema tradicional, as gorduras ficam no topo da pirâmide: significa que devem ser ingeridas nas menores quantidades diárias. Aun defende que, ao envelhecer, a pessoa mude essa proporção.
"Gorduras boas, especialmente as ricas em ômega 3, facilitam a fabricação e o transporte de hormônios, sem causar inflamação", diz.
OUTRO LADO
A ação anti-inflamatória do ômega 3 já foi comprovada. E as gorduras são mesmo importantes para o trabalho hormonal. Mas os argumentos não são suficientes para aumentar o consumo do nutriente, na opinião do cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Instituto Dante Pazzanese Cardiologia.
"As gorduras não podem passar de 35% do total de alimentos consumidos ao dia. Demais, até mesmo gordura boa faz mal."
O problema, segundo o cardiologista, é que o nutriente altamente calórico (um grama tem nove calorias) aumenta também gordurinhas que ninguém considera do bem, como aquelas ao redor da cintura.
As consequências não são só estéticas: os pneuzinhos também aumentam o risco de doenças cardiovasculares.
ANTIOXIDANTES
Outro ponto da dieta antienvelhecimento proposta por Aun é aumentar a reserva de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres, moléculas relacionadas aos processos degenerativos do organismo.
Para melhorar o aproveitamento dos antioxidantes fornecidos pelos alimentos, a médica sugere que eles sejam consumidos em forma líquida pelas pessoas mais velhas.
A ideia é facilitar o trabalho de digestão. "Todo processo metabólico, como o digestivo, gera um 'lixo' celular, fonte de radicais livres. Se economizamos nesse processo, sobra energia e nutrientes para músculos, pele e órgãos funcionarem melhor."
Mas também não dá para levar muito ao pé da letra essa dieta líquida.
Em alguns casos pode ser bom, mas não é fundamental para garantir a absorção das substâncias que a pessoa precisa, segundo a bioquímica e nutricionista Lucyana Kalluf, do Instituto de Prevenção Personalizada, de São Paulo.
"O melhor é fazer um 'bem-bolado' de líquidos e sólidos, de alimentos que ajudam na regulagem hormonal e de antioxidantes", diz Kalluf.
E lembrar que, para envelhecer bem, o corpo não quer só comida. "Não adianta comer tudo certinho se você vive estressado ou deprimido", diz Aun, que também colocou a atividade física e a meditação em sua pirâmide.

Delícias com chocolate amargo - Dieta e Beleza 



Posted: 06 Apr 2012 01:52 AM PDT

O benefícios do chocolate amargo todos já conhecem, então, que tal aprender a fazer algumas delícias bem práticas, e assim conseguir driblar a vontade de comer doces em exagero.
Com criatividade é possível ter o chocolate como uma boa opção de sobremesa, sem sair da dieta.

Mousse de chocolate (receita 1)

Ingredientes:
500g de tofu
4 colheres de sopa de cacau amargo e sem açúcar em pó
1/2 xícara de chá de leite de soja.
Adoçante a gosto
Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar cremoso. Coloque a mousse em potinhos do tamanho de uma xícara de café e sirva.
Não consuma mais de uma porção por refeição.

Mousse de chocolate (receita 2)

Ingredientes:
1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina incolor
4 colheres de sopa de cacau amargo e sem açúcar em pó (coloque aos poucos e experimente, pois algumas pessoas preferem mais fraco)
Adoçante a gosto
Modo de fazer
Dissolva a gelatina como manda as instruções(se preferir usar o leite desnatado ao invés de água, pode). Dissolva cacau e o adoçante na gelatina.
Use um mixer ou uma batedeira para misturar a gelatina com o chocolate e o creme de leite.
Coloque para gelar em potinhos do tamanho de uma xícara de café e sirva.
Não consuma mais de uma porção por refeição.

Bombom de chocolate

Ingredientes:
50 gramas de chocolate amargo
Geleia diet
Modo de fazer:
Derreta o chocolate, em banho maria. Coloque em forminhas de gelo e retire todo excesso, para que se forme somente uma fina camada de chocolate.
Coloque 1 colher de café, ou menos, geleia de seu gosto, sem encher tudo. Pode até usar uma das receitas de mousse citadas acima.
Volte a colocar o chocolate, tampando totalmente os espaços das forminhas.
Deixe gelar e pronto.
Não consuma mais de uma porção por refeição.
Infelizmente as receitas foram criadas por quem está batalhando, não tem as calorias exatas por porção, mas uma pequena porção por refeição, não será um exagero e pode sim, estar no cardápio.

Damasco com chocolate

Ingredientes:
60 gramas de chocolate amargo
24 damascos desidratados
1 colher de sopa de pistache picado
Modo de fazer:
Leve o chocolate ao micro-ondas em um recipiente apropriado 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Mexa até derreter totalmente. Mergulhe os damascos no chocolate até a metade. Coloque os damascos sobre papel manteiga. Salpique os pistaches por cima das partes dos damascos cobertas com chocolate. Leve à geladeira até o chocolate endurecer.
Rendimento: 8 porções (3 damascos)
Informação nutricional
Cada porção contém 99 calorias, 1 g de proteína, 17 g de carboidratos, 3 g de gordura, 2 g de gordura saturada, 1 mg de sódio, 0 mg de colesterol, 2 g de fibras.
Não consuma mais de uma porção por refeição.

Toda boa dica será muito bem vinda, compartilhem suas delícias com todos.


Fazendo compras saudáveis
 

O primeiro passo para ter uma vida saudável é fazer escolhas inteligentes no supermercado. Infelizmente, com tantos produtos no mercado, selecionar de forma correta e saudável os itens para abastecer sua dispensa pode ser uma tarefa assustadora. 


 
Estratégias para uma compra inteligente:
  • A compra inteligente começa antes de você sair de casa, por isso, antes de ir às compras, faça uma lista e verifique-a duas vezes. Estar despreparado faz com que vários itens errados, indesejados e, com frequência, prejudiciais à saúde sejam adquiridos. Em vez de comprar por impulso, somente compre produtos que estejam fora de sua lista se o item for saudável.
  • Se você tiver a companhia de crianças que disputam com você o corredor de doces, leve-os a explorar a seção de hortifruti e deixe-os escolher uma fruta ou vegetal para experimentar em casa, estimulando hábitos bons e saudáveis.
  • Evite passar no corredor de doces e salgadinhos, pois com as guloseimas à vista, fica mais difícil resistir às tentações. Caso você more com outras pessoas que fazem questão desses alimentos, compre uma quantidade pequena.
  • Procure comer antes de se aventurar no supermercado. Fazer compras com fome é uma maneira infalível de fugir da sua lista e sucumbir às escolhas não saudáveis.
Gaste a maior parte do seu tempo comprando verduras e frutas frescas,frutos do marcarnes magras e laticínios.
Há muita variação no valor nutritivo dos alimentos entre as diferentes marcas, então é importante parar, ler os rótulos e comparar as opções. Leia a lista de ingredientes e verifique as calorias e o açúcar, os tipos de grãos usados (integrais ou refinados) e os tipos de óleos usados.
Deixe os produtos congelados por último.
Atente-se ao estado da embalagem (que deve estar totalmente íntegra) e às datas de validade.


O que procurar quando selecionar os ingredientes
  • Compre, para cozinhar, óleos de alta qualidade, como o azeite de oliva extravirgem, óleo de gergelim, óleo de canola e outros óleos vegetais para frituras leves e molhos marinados.
  • Compre mostardavinagres, raiz forte, ervas secas e especiarias que não adicionam calorias, além de acrescentar muito sabor a todas as variedades de alimentos e contribuirem para a redução do consumo de sal.
Comprando carnes, aves, peixes e outras fontes proteicas
  • Escolha somente as carnes e aves mais magras. 
  • Evite refeições prontas. Apesar de elas serem comercializadas como "frescas", muitas apresentam carnes ou aves processadas, que podem ter um perigoso efeito sobre os níveis de colesterol.
  • Salsichas de frango e peru têm menor teor de gordura saturada do que as de carne suína e bovina. Também há salsichas vegetarianas que têm baixo teor de gordura.
  • Quando comprar aves, lembre-se de que a carne branca sempre contém menor gordura saturada do que a carne escura. Experimente carne fresca de peru ou frango.
  • Escolha frango e peru sem pele, ou remova-a antes de comer.
  • Experimente incluir peixes de água salgada toda semana para o fornecimento de ômega-3, que é benéfico para o coração.
  • Os substitutos da carne bovina, como ervilhas secas, feijões secos e tofu, têm baixo teor de gordura saturada e proporcionam uma grande quantidade de fitonutrientes, além de serem ricos em fibras.
O que pegar no corredor dos laticínios
  • Prefira o leite desnatado ou semidesnatado ao integral. Ele apresenta tanto ou mais cálcio e outros nutrientes quanto o leite integral - com muito menos gordura saturada.
  • Quando procurar por queijos ou iogurtes, escolha versões com baixo teor de gordura. Quanto mais amarelo for o queijo, maior quantidade de gorduras e mais calorias, portanto prefira os queijos brancos. 
 Frutas e vegetais

A maioria dos alimentos selecionados no seu carrinho de compras deve ser de frutas e vegetais. Eles não só são uma fonte maravilhosa de nutrientes, como também são desprovidos de gordura e não contém colesterol, assim como todo alimento de origem vegetal.
 


 
Pães, cereais e outros grãos
  • Lembre-se de escolher itens integrais, que proporcionam uma abundância de fibras, minerais e fitonutrientes.
  • Compre cereais matinais, mas limite o consumo de granola, muslis e matinais à base de farelo de aveia, que sejam feitos com coco ou óleo de coco, que são ricos em gordura.
  • Prefira arroz marrom e outros grãos integrais (quinua, kasha, bulgur) para usar como acompanhamento.
  • Experimente massas feitas com farinha de trigo integral.
  • Prefira: cereais integrais prontos para comer, sem adição de açúcar; pães integrais; crackers feitos com grãos integrais; tortilhas integrais crocantes assadas sem óleo.
Gorduras e óleos
  • Substituir as gorduras saturadas - provenientes de carnes e produtos de laticínios - por gorduras de fonte vegetal.
  • Escolher óleos líquidos vegetaisque sejam ricos em gorduras insaturadas, como óleos de canola ou milho.
  • Evite manteiga, banha de porco e margarina em tablete.
 
 
Tenha cuidado com os alimentos "saudáveis" não tão saudáveis. As bebidas usadas na prática de esportes e barras energéticas normalmente apresentam alto teor de açúcar e muitas calorias por porção. Ainda, não se afogue no corredor das bebidas. Iced teaspseudosmoothies e bebidas com café são opções adoçadas artificialmente e ricas em calorias. Prefira a boa e velha água e sucos naturais, que não possuem conservantes!
 
Após realizar as compras, procure ir direto para casa. Evite ficar muito tempo com as compras no carro, principalmente no verão, quando a temperatura está muito quente, colocando em risco a integridade dos alimentos perecíveis, resfriados e congelados.

Vale a pena escolher bem os alimentos e investir na saúde de toda a família. Boas compras!



BENEFÍCIOS DA COALHADA


A coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite, obtida pela enzima designada quimosina ou coalho, enquanto a parte líquida é chamada de soro de leite. O coalho é um dos ingredientes essenciais mais importantes na fabricação de alimentos semelhantes ao queijo. O coalho é uma mistura de enzimas obtida a partir do revestimento do estômago de bovinos jovens, atualmente também é produzida em laboratório. Esta enzima serve para coagular o leite para fazer queijo. O coalho é retirado do quarto estômago dos mamíferos ruminantes, como: bezerro, carneiro, cabrito e porco.

O coalho é composto basicamente de uma mistura de enzimas, que são compostos químicos com propriedade de alterar as proteínas do leite transformando-o em uma coalhada. A enzima retirada do estômago dos mamíferos chama-se renina e do estômago do porco, pepsina. Alguns processos utilizamenzimas hepáticas de suínos ou bovinos na produção do coalho.

A coalhada é repleta de benefícios para o ser humano, tem elevado valor nutritivo, melhora a digestão da lactose, aumenta o período de conservação do leite, melhora as funções intestinais e desintoxica o intestino, inibindo a ação de bactérias patogênicas. O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

A coalhada pode ser feita independentemente do tipo de leite: de saquinhos, caixinha, leite direto da fazenda, cabra, búfala ou ovelha. A coalhada é nutricionalmente mais rica que o leite e o iogurte. Este alimento lácteo é refrescante e apresenta um gosto levemente azedo, se diferencia principalmente pelo tipo de micro-organismo que participa da fermentação do leite.

A coalhada possibilita diversas preparações. Em países árabes, preparações com coalhada são bastante comuns. Em todo o mundo este alimento vem conquistando novos adeptos por se tratar de uma bebida leve e nutritiva. Use a criatividade e incorpore a coalhada na sua rotina alimentar!