sábado, 21 de maio de 2011

Benefícios do Abacate

O abacate é encontrado em todas as regiões que possuem solo fértil e calor. Sua safra vai de fevereiro a julho, porém é encontrado quase o ano inteiro em feiras livres e supermercados.
Seu sabor suave, nem doce e nem amargo; sua maciez, abundância e grande valor nutritivo muitas vezes não são valorizados devido ao seu grande teor de gordura e calorias que variam entre 170 a 180.
Porém, pesquisas vem desmistificando essa cultura provando que a gordura presente no abacate não permite que os níveis de colesterol no sangue aumentem.
Além dessa boa notícia, o abacate também possui muitas vitaminas, sais minerais e fitonutrientes, entre eles: Vitaminas A, B1, B2, C, E, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Beta sitosterol e Glutationa.

Com todos esses nutrientes o abacate se torna um poderoso alimento para a saúde. Dentre todos os benefícios podemos citar:

·         Promoção da saúde dos dentes e gengivas;
·         Proteção dos tecidos do corpo através dos antioxidantes presentes na fruta;
·         Ajuda a desenvolver células e tecidos saudáveis;
·         Redução dos níveis de colesterol total no sangue;
·         Aumento do HDL (colesterol bom);
·         Ajuda a combater doenças cardiovasculares;
·         Ajuda a combater alguns tipos de câncer;
·         Diminui a pressão sanguínea;
·         Ajuda na formação de ossos e dentes;
·         Age contra prisão de ventre;
·         Possui ação antiinflamatória;
·         Auxilia na desintoxicação do fígado;
·         Fornece energia aumentando a disposição;
·         Conserva e Restaura pele e cabelo.

Além de todos esses benefícios, também é recomendado a portadores de diabetes por não conter tanta frutose como outras frutas e, segundo alguns estudos, não interferir 
no índice glicêmico.

O que é índice glicêmico, leia!

Depois de todas essas informações você ainda pensa que o abacate é um “vilão”?

Mas consuma a fruta com responsabilidade, 3 a 4 colheres de sopa por dia. Consuma de forma saudável como, com algumas gotas de limão, batido com leite desnatado ou como molho para saladas. Nada de adicionar açúcar.

RECEITAS




Geleia de casca de melão

Ingredientes -
casca de 1 melão médio - água - 1 pauzinho de canela - 2 cravos inteiros - açúcar.

Modo de Preparo Lavar e cortar em pedaços a casca do melão (casca externa e branca) e levar para cozinhar com água que as cubra inteiramente. Cozinhar até que se desfaça a parte branca. Coar em pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, juntar 1 copo de açúcar, acrescentar a canela e os cravos e levar novamente ao fogo para ferver até tomar o ponto de geleia.

Receita cedida por Mesa Brasil


Bolo de casca de maçã

Ingredientes
1 xícara (chá) de uvas passas pretas
1 ½ xícara (chá) de vinho tinto
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo casca de 2 maçãs
2 maçãs, em cubinhos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pacote de biscoito tipo maizena (200g)
1 colher (sobremesa) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de nozes, picadas

Para acompanhar
1 pacote de tortinhas sabor chocolate branco (160g) sorvete de creme

Modo de preparo
Deixe as uvas passas de molho no vinho por 3 horas. Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, as cascas de maça e reserve. Leve ao processador o biscoito tipo maizena e bata até obter uma farofa. Numa tigela grande, coloque a farinha de trigo, o fermento, a farofa de biscoito tipo maizena, as maçãs, a canela e mexa bem. Acrescente a mistura do liquidificador, as nozes, as uvas passas e mexa até envolver bem todos os ingredientes. Unte com manteiga ou margarina polvilhada com farinha de trigo uma forma com cone central, acomode a massa e leve ao forno pré-aquecido 180ºC por 40 minutos. Leve ao processador as tortinhas sabor chocolate branco e bata até obter uma farofa. Retire o bolo do forno, desinforme, peneire açúcar e canela por cima e sirva quente com sorvete de creme e farofa de tortinhas sabor chocolate branco.

Receita cedida pela Cozinha Experimental Adria  




Suco de cascas de frutas

Use as cascas nessa bebida super saborosa

Ingredientes -3 xícaras (chá) de cascas de frutas variadas -2 litros de água -açúcar a gosto
Modo de PreparoLavar bem as cascas, bater no liquidificador com água. A seguir, coar bem e adoçar a gosto.
Dicas: Podemos utilizar apenas a casca de uma fruta, como a de abacaxi, maçã, manga, entre outras.

Receita cedida por Mesa Brasil
 
 
 
 
Doce de casca de abóbora
 
Ingredientes
1 kg de casca de abóbora bem lavadas
1/2 kg de açúcar
1/2 litro de água
Cravo e canela em pau

Modo de fazer:
Cozinhar as cascas de abóbora, escorrer e reservar a água. Bater no liquidificador. Fazer uma calda com a água, o açúcar, o cravo e a canela. Acrescentar a massa na calda e mexer, de vez em quando, com o fogo baixo, até soltar do fundo da panela. Caso não queira fazer este doce cremoso, ao invés de passar no liquidificador, cozinhar primeiro as cascas e cortá-las em tirinhas.

Receita cedida por http://www.dako.com.br/ 
 
Bolo de cascas de banana

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de casca de banana madura
4 gemas
4 claras em neve
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) rasas de margarina
2 colheres (sopa) de fermento em pó canela em pó para polvilhar

Modo de fazer:
Bater no liquidificador as cascas de banana com 1/2 xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 minutos.

Receita cedida por http://www.dako.com.br/  

10 dicas para dormir bem

1- Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

2- Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.

3- Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar.

4- Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.

5- Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.

6- Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.
7- Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.

8- Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.

9- Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.

10- Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.