domingo, 24 de julho de 2011

Frozen yogurt de morango




Ingredientes
3 iogurtes orgânicos de morango Taeq
4 bolas de sorvete de creme light
1 colher (sopa) de adoçante culinário Taeq

Calda
300g de morangos orgânicos Taeq limpos
1 colher (sopa) de adoçante culinário Taeq
1 colher(sopa) de suco de limão orgânico Taeq

Preparo
Bata no liquidificador os iogurtes, o sorvete e o adoçante. Coloque em um recipiente de vidro ou louça, cubra e leve ao freezer por 2 horas. Retire do freezer e bata na batedeira até ficar cremoso. Coloque novamente no freezer por mais 30 minutos. Retire e sirva imediatamente com a calda de morangos. Calda Corte os morangos em pedaços pequenos, misture o adoçante a gosto e o suco de limão. Leve ao fogo baixo por 2 minutos após a fervura. Espere esfriar e sirva com o frozen iogurt.


Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 3 horas


Esta receita é do site Taeq
Receita testada pelo Centro de Inovação do Grupo Pão de Açúcar

Salada com molho de morango

 
 
 
 
 
 
 
Ingredientes para o molho de morango com gergelim:
 
1 colher (sopa) de azeite de oliva
8 morangos médios picados
Sal a gosto
1/2 pimenta dedo-de-moça picada
1 colher (sopa) de sementes de gergelim

Ingredientes para a salada:
1 pé pequeno de alface americana limpa
1/2 maço pequeno de rúcula limpa
2 rabanetes médios em fatias finas
1 bulbo pequeno de erva-doce picado
6 ovos de codorna cozidos

Modo de preparo da salada:
Distribua as folhas de alface em uma saladeira, por cima, disponha as folhas de rúcula, as fatias de
rabanete, a erva-doce e os ovos de codorna, cortados ao meio. Sirva com o molho de morango com gergelim.

Modo de preparo do molho de morango com gergelim:Coloque no liquidificador 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 8 morangos médios picados, sal a gosto, 1/2


pimenta dedo-de-moça picada, bata por 1 minuto ou até ficar homogêneo e reserve. Aqueça em uma panela 1 colher (sopa) de azeite de oliva, junte 1 colher (sopa) de sementes de gergelim e deixe torrar. Retire e reserve. Na mesma panela, coloque 1/2 xícara (chá) de cebola ralada, 1 colher (chá) de açúcar e 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, leve ao fogo e deixe por 10 minutos ou até ferver, despeje os morangos batidos, reduza o fogo e cozinhe por mais 5 minuts. Por último, adicione o gergelim torrado e misture bem. Sirva a salada com 1 colher (sopa) do molho quente ou frio.

Acompanhe com 1 copo de suco de laranja e 1/2 pão francês.

Rendimento: 6 porções
Informação nutricional68,3Kcal
5,8 g carboidratos
6,1g proteínas
5g gordura


Receita cedida pelo site  Rudge SBC

Mudando o estilo de vida

 

Por uma vida saudável

Ter uma vida saudável é um desafio para todos nós. O desenvolvimento dos recursos tecnológicos geralmente implica em tornar o indivíduo cada vez mais sedentário, assim como a necessidade da praticidade na preparação das refeições acarreta háábitos alimentares também pouco saudáveis.
Este conjunto de fatores, que deveria tornar nossas vidas mais produtivas, acaba por comprometer a produtividade em função da maior incidência de doenças, queda na resistência física, obesidade, stress, ansiedade, etc.
Quebrar este círculo vicioso passa a ser um verdadeiro desafio


Alimentação

O segredo da boa alimentação consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade do alimentos que farão parte da nossa dieta habitual. Existem algumas recomendações que podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável:
  • Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo.
  • Procure diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos. Infelizmente a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado. Evite comer “fast food”, dê preferência aos alimentos de preparação mais “caseira”.
  • Diminua a quantidade total de alimentos de cada refeição. Faça mais refeições ingerindo menos calorias de cada vez. Este procedimento permitirá uma digestão mais fácil e menor apetite nas refeições maiores.
  • Utilize leite e derivados (iogurte, queijos) desnatados ou light e prefira as carnes magras. Assim, você estará prevenindo o aumento do colesterol, além de controlar o peso. As leguminosas devem fazer parte do cardápio, pois contêm proteínas, ferro e fibras.
  • No supermercado é preciso cuidado ao escolher o que será comprado. Levando alimentos saudáveis para casa, já estará dando um grande passo para não fugir da dieta. Dê preferência aos temperos naturais, pois os industrializados contêm grande quantidade de sal. Os óleos mais saudáveis são os vegetais (canola, girassol, milho ou soja), porém evite frituras.
  • E não se esqueça: se for comer uma sobremesa diet ou light, fique apenas com uma porção. Comer o dobro pode significar o mesmo que um doce supercalórico.
Importância da atividade física
 
A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de háábitos de vida mais saudáveis. Além dos benefícios já conhecidos, tais como prevenção de doenças cardíacas, prevenção de osteoporose, redução do colesterol, redução da hipertensão, combate à obesidade e tantos outros, o exercício físico tem um efeito ainda mais importante: o indivíduo capaz de incorporar a atividade física aos seus háábitos de maneira definitiva, encontra uma nova fórmula de vida.
Manter-se ativo promove uma mudança radical no corpo. O organismo solicita háábitos saudáveis. Os alimentos gordurosos começam a se tornar indesejados, as refeições exageradamente calóricas são rejeitadas, a auto-estima aumenta com a melhora na estética corporal, a resistência física é aumentada e a produtividade e capacidade de trabalho são favorecidas.
Para a pessoa com diabetes, a atividade física, além dos benefícios já citados, auxilia no tratamento da doença.
Se todos estes fatores não forem suficientes para convencer alguém a praticar exercícios, existem mais duas informações importantes: melhora o desempenho sexual e aumenta a expectativa de vida!

Mais da metade dos casos de Alzheimer podem ser evitados

Mais da metade dos casos de Alzheimer podem ser evitados: "Mais da metade de todos os casos da doença de Alzheimer poderiam ser evitados por meio de mudanças do estilo de vida e do tratamento ou prevenção de doenças crônicas."

Produto orgânico

O produto orgânico é cultivado sem o uso de adubos químicos ou agrotóxicos, ou seja evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas.
As técnicas de produção orgânica são destinadas a incentivar a conservação do solo e da água e reduzir a poluição. Protege a qualidade da água, a fertilidade do solo, a vida silvestre e são muito mais nutritivos.
Para esclarecer, o alimento hidropônico (produzido na água) não é orgânico pois utiliza adubos químicos solúveis, portanto não é recomendado para o consumo alimentar.


O produto orgânico é fácil de ser identificado, ele deve conter o selo de certificação, que é a garantia do consumidor de estar adquirindo produtos orgânicos isentos de qualquer resíduo tóxico. 

Além do mais o sistema de cultivo orgânico observa as leis da natureza, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores. 
                                                   

Confira as frutas e legumes da estação:

* Oferta forte de frutas (tendência de baixa nos preços): abacate, kiwi, pinha, banana, banana-maçã, caju, caquí, carambola, côco, figo, goiaba, jaca, maçã, pêra, uva comum, tangerina-cravo, limão, ameixa importada, pêssego importado, nectarina importada, kiwi importado

* Oferta regular de frutas (preços estáveis): abacaxi, banana-da-terra, jabuticaba, manga, morango, nêspera, ponkan, mexerica, maçã importada.

*Verduras e legumes: berinjela, chuchu, jiló, milho verde, pepino, pimentão, quiabo.


Fique ligada!! Além de adquirir o alimento mais saudável e saboroso, incluir produtos orgânicos nas compras incentiva a produção e no longo prazo, torna os orgânicos mais baratos.