sábado, 27 de agosto de 2011

Quem mastiga rápido tem mais gordura no corpo

"Desde crianças recebemos orientações sobre a importância de comer devagar, mastigando bem os alimentos. Mastigar de forma correta ajuda o organismo a produzir enzimas que atuam no processo de digestão. A mastigação correta é aquela que quebra, tritura e reduz a comida em pequenas porções, para que haja uma melhor absorção dos nutrientes.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Saúde e Nutrição em Tóquio, no Japão, apontou que a velocidade com que ingerimos os alimentos pode influenciar no índice de gordura corporal. Os pesquisadores descobriram que, quanto mais rápido uma pessoa come, mais alto é o IMC (índice de massa corpórea, uma relação entre o peso e altura do indivíduo) e a quantidade de gordura no organismo.
O ato de comer devagar possibilita ao cérebro captar de maneira correta a mensagem do hormônio PPY, conhecido como hormônio da saciedade, que avisa quando o organismo está saciado. Esse hormônio entra em ação cerca de 20 minutos depois do início da refeição, quando em tese ainda devemos estar à mesa.
Comer devagar também evita desconfortos gastrointestinais como a azia, gases e refluxos."
Fonte:

Conheça alguns tipos de farinha que ajudam a emagrecer


Farinha de maracujá: Possui pectina, uma substância que está presente na parte branca da casca da fruta que impede a absorção da gordura presente nos alimentos
Farinha de banana verde: Possui um amido resistente que reduz a carga glicêmica da refeição, evitando o excesso de açúcar no sangue e o aumento da produção de insulina. Colabora para o bom funcionamento do intestino, que facilita também a perda de peso.
Farinha de linhaça: Em forma de farinha, a linhaça se torna mais eficiente que em grão. O ômega 3 presente na semente fica mais acessível e deixa as células menos inflamadas. Sua gordura controla o apetite e tem a função ainda mais eficiente de afinar a cintura.
Farinha de berinjela: É eficaz em combater a fome, tornando mais fácil seguir uma dieta equilibrada e sem sofrimentos.
Farinha de frutas: A farinha feita com frutas e cereais é uma mistura de casca de frutas (uva e maçã) e sementes de linhaça. Essa mistura concentra fibras e o ômega 3, que quando consumidas, aumentam os níveis do hormônio que controla o apetite.

Receita para emagrecer com saúde

Para iniciar uma dieta para emagrecer com saúde, é preciso seguir um cardápio que apresente alimentos saudáveis e que contribuam com o bom funcionamento do organismo. E para isso, é preciso consumir muitas frutas, verduras, legumes e os demais alimentos, tudo sem exageros.
A primeira orientação para quem quer emagrecer com saúde é fazer algumas mudanças de hábitos do dia-a-dia. Para acostumar com a alimentação equilibrada, faça uma reeducação alimentar até que o organismo responda naturalmente a rotina diária.

Evite ficar muitas horas sem comer e não pule nenhuma das refeições. Escolha sempre comer frutas e cereais nos intervalos e beba muita água durante o dia. Evite o consumo exagerado de frituras, sal e açúcar, pois podem causar desconforto, inchaço e mal estar. Opte por carnes magras e grelhadas, temperos naturais e doces light.
Uma boa dica para que a dieta tenha bons resultados é desenvolver o hábito de mastigar devagar os alimentos, pois assim a digestão fica mais acelerada.
Além da alimentação, uma boa receita para emagrecer com saúde é aliar a dieta com a prática de exercícios físicos.
Fazer uma dieta para emagrecer com saúde pode parecer complicado, mas não é. Basta ter força de vontade, deixar a ansiedade de lado e os resultados aparecem com o tempo

Alimentos que ajudam a emagrecer

Conheça alguns alimentos que ajudam a emagrecer e são indispensáveis em uma dieta para perder peso:
  • Verduras: As verduras como brócolis, couve-flor e acelga, são ótimos para o funcionamento do fígado e eliminação das toxinas.
  • Sucos: Para evitar uma alimentação exagerada com alimentos gordurosos e açúcares no período da noite, troque por sucos como de açaí com banana que ajuda na produção da serotonina, hormônio da saciedade. Outros sucos, como o suco de abacate com limão, também são muito bem vindos ao cardápio para a perda de peso.
  • Alimentos com ômega-3 e ácido-graxos: São substâncias encontradas em peixes como atum, sardinha, salmão, bacalhau e no azeite. Ótimos para combater processos inflamatórios que causam o aumento de peso.
  • Frutas e cereais: Ricos em muitas vitaminas e nutrientes, são essenciais para a saúde e devem estar presente em nosso cardápio sempre para garantir uma boa alimentação e manter o peso.

Dieta antiestresse

A correria no dia-a-dia, preocupações com a família, com o trabalho, cansaço, entre outros problemas, acabam provocando o estresse. Quando não controlado, este problema pode interferir na saúde e na alimentação, causando um desequilíbrio no metabolismo.
A dieta antiestresse deve ser rica em alimentos que produzem serotonina como o abacaxi e a banana e alimentos ricos em vitamina C como acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brócolis, salsinha, couve-flor e repolho.
Evite o consumo exagerado de alimentos como pão, mel, doces, açúcar e refrigerantes. Além de engordar, eles têm passagem rápida pelo organismo e fazem a fome voltar logo.
Para o intestino funcionar regularmente e evitar incômodos, siga os horários para as refeições diariamente, procure ter sempre uma boa noite de sono e beba até dois litros de água por dia.
O efeito mais comum do estresse é a compulsão alimentar. Quando ficamos estressados, perdemos o controle e comemos exageradamente. Com isso, podem surgir problemas como dor de cabeça constante, quedas de cabelo, aceleramento do envelhecimento e até doenças mais sérias como obesidade e hipertensão.
E para evitar os males do estresse, além de procurar relaxar sempre e procurar ficar sempre de bom humor, é preciso fazer uma dieta equilibrada rica em alimentos saudáveis e mudar alguns hábitos.