domingo, 17 de abril de 2011

A seguir algumas sugestões de receitas saborosas e nutritivas, inclusive servem como opções de preparações para festas e aniversários

 

Docinho de cenoura
 
Ingredientes:

8 cenouras
2 xícaras de açúcar
açúcar cristal para enrolar

Modo de preparo
Raspar e ralar a cenoura em ralador grosso  lavar as cenouras, levar ao fogo com açúcar mexendo  até desprender da panela. Faça bolinhas e passe em açúcar cristal. Pode-se fazer bolinhas em forma de cenoura decorando com um raminho de erva doce


Torta de milho com banana

Ingredientes:
1 colher de sopa de canela em pó
8 bananas
1 xícara de leite
3 ovos inteiros
3 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de fubá de milho
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo
Caramelizar uma forma redonda média e forrar com as bananas polvilhadas com canela. Em separado, bater os ovos com a margarina , acrescenter o leite e depois os outros ingredientes, após despejar sobre a bananas. Levar ao forno até dourar.

Grande abraço!

ALIMENTAÇÃO

A criança na idade pré-escolar necessita de uma alimentação balanceada rica em vitaminas, minerais, proteínas e uma pequena quantidade de gordura (o mínimo de consumo é necessário, pois algumas vitaminas são somente absorvidas através da gordura).

As vitaminas e minerais são necessárias em pequenas quantidades diariamente (normalmente são medidas em miligramas), sendo fundamental para o crescimento e desenvolvimento  integral das crianças. A sua deficiência pode causar graves problemas de saúde como: anemia (devido a falta de ferro), hipovitaminose A  (falta da vitamina A), sendo seus principais sintomas a fraqueza, cansaço e falta de apetite. As melhores fontes são: frutas, verduras e legumes, especialmente os vegetais verdes (couve, brócolis, espinafre...) e os amarelo alaranjados (cenoura, mamão, laranja). Mas, é importante lembrar que o seu consumo ideal deve ser na forma in natura , pois estas substâncias são muito sensíveis a ação da luz e do ar, perdendo-se rapidamente.

Há muitas maneiras de ser consumidas estes alimentos, o importante é que a criança experimente, deve-se oferecer pelo menos 10 vezes determinado alimento para que a criança forme o seu hábito, se mesmo assim ela não aceitar, respeite o seu paladar e ofereça outro alimento equivalente.

Algumas formas de preparo:

         Frutas: em sucos, doces, bolos
         Legumes e verduras: em saladas, sopas, bolinhos, suflês, refogados, tortas e até mesmo doces!!


Incentive  o seu filho a consumir estes preciosos alimentos, preparando pratos saudáveis e coloridos que estimulem o paladar de seu filho!!

Aproveite as frutas e legumes da época ....são mais baratas e nutritivas como: brócolis, repolho roxo ,vagem, bergamota, caqui, abacate, goiaba